Conceitos de Modelagem 3D

Olá a Todos! Hoje Vamos aprender um pouco sobre modelagem e animação 3D, apresentando alguns conceitos básicos de modelo 3D e noções básicas do Blender, um software de modelagem e animação 3D.

O que é um Modelo 3D.


Você sabe o que seria um modelo 3D? Explicando de uma forma bem simples podemos dizer que um modelo 3D representa um desenho que é feito em três dimensões, ou seja, apresenta largura (L), profundidade (P) e altura (H). Como se vê na figura abaixo.


O desenho que fazemos normalmente só precisa de lápis, um papel e um pouco de nossa criatividade. E este desenho é o que podemos definir como 2D (ou duas dimensões).
Mas como se desenha um modelo 3D ? Pensemos num desenho do papel que derrepente começa a ficar em alto relevo, a partir dai não temos mais um desenho e sim uma escultura, então podemos dizer que uma escultura é um modelo 3D real enquanto os softwares criam modelos 3D virtuais, como vamos ver no exemplo do software Blender.




Criando um Modelo 3D em um Software de Modelagem e Animação

Para fazer um modelo 3D virtual precisamos de um computador (PC), um software de modelagem e animação (no caso do exemplo o Blender), e uma simples ideia.


Sobre o computador adianto que o melhor é que ele tenha uma boa memória, pelo menos 8 GB (Gigabytes), e memória de vídeo (1 GB ao menos), além de um bom processador. Isso porque os softwares de modelagem e animação precisam de muita memória para processar suas atividades. A seguir, a titulo de exemplo citamos alguns softwares de modelagem e animação.



Estes são alguns dos melhores softwares de animação que conheço que estão disponíveis para o público em geral, é claro que existem outros softwares e grandes estúdios de animação podem ter seus próprios softwares que não estão disponíveis para venda.

Criando um Modelo 3D no Blender

Agora vamos começar a praticar a ideia da modelagem 3D usando o software Blender que é freeOpen Source, ou seja, é disponível gratuitamente. É só acessar o site do programa e fazer o download na plataforma correspondente a do computador (no meu caso Windows 10, 64 bit). Depois é só executar o arquivo e aceitar os termos e pronto, o Blender estará instalado em seu computador e pronto para uso.

Conhecendo um Pouco o visual do Blender

A tela a seguir apresenta o que aparece quando abrimos o Blender


Aparece no centro um quadrado com a descrição da versão do Blender e opções extras. Dando um Clique fora deste quadrado a tela ficara como a seguir:


A tela maior de cor cinza mais escuro, onde se vê um cubo e uma malha, representa a área espacial onde são desenhados e projetadas os modelos e cenários em 3D. Nela por padrão do programa já se encontra três objetos: uma câmera, um cubo e um ponto de luz.


Comandos Básicos no Blender
Aqui vamos trabalhar com a versão Blender 2.67b que é muito parecida com a versão mais recente (2.75b), vejamos mais alguns detalhes da tela principal do programa.


Pela imagem vemos que nomeamos 4 campos:

1) Barra de Menu Superior em Verde; 2) Propriedades dos Objetos em roxo, 3) Barra de Menu inferior em laranja, e 4) TimeLine (ou Linha de Tempo) de Animação em Vermelho

Não vamos aqui discorrer sobre cada um dos tópicos ( que são muito extensos), eles serão usados inicialmente como guias para a execução do exemplo.
Buscamos aqui apresentar apenas alguns conceitos bem iniciais, pensando em aprender o suficiente para fazer nosso exemplo, alias não falamos sobre o que queremos no exemplo, veja a seguir:


É isto vamos desenvolver um exemplo simples de um modelo básico de Boneco da Neve em 3D, de um modo bem simples e intuitivo. Mas vamos deixar isso para a próxima postagem para não ficar tão cansativo para todos nós. Abraço e Até a Próxima!

OBS. A Continuação desse exemplo já foi publicada (em 12/03/2016) segue o link:
http://descobertavisual.blogspot.com.br/2016/03/conceitos-de-modelagem-3d-parte-ii.html

Comentários