Primeiros Registros de Animação no Brasil

Olá Pessoal, Tudo Bom?

  Hoje Vamos falar um pouco Sobre Animação, vamos falar sobre a primeira animação produzida no Brasil. Muitos não sabem mais o Brasil foi um dos primeiros países a fazer animação, sim, acredite o Brasil começou muito cedo no mundo das animações. Hoje em dia infelizmente o Brasil não chega ser uma referencia na arte dos desenhos, talvez seja por falta de incentivo, patrocínio, ou até mesmo por falta de interesse das pessoas, já que pra fazer uma animação normalmente é preciso uma equipe, afinal ao contrario do que muitos pensam fazer uma animação da um baita de um trabalho e alguns gastos consideráveis... 

   A primeira animação Brasileira foi um Curta-metragem chamado Kaiser, produzido pelo cartunista Álvaro Marins em 22 de janeiro de 1917, este foi o mais famoso e bem sucedido projeto de animação nos anos de 1910 até a primeira metade do século XX. Infelizmente a animação não foi bem preservada, e hoje já não se encontra mais as imagens do projeto, restando apenas uma, que devemos guardar como um marco na história dos desenhos. 

O filme estreou em 22 de janeiro de 1917, no Cine Pathé, no Rio de Janeiro.

Fotograma da animação Kaiser, de Álvaro Marins, o Seth
Obs: Nesta época o desenhista Eugênio Fonseca Filho tinha dado inicio a alguns projetos, mais que não deu continuidade, considerando que era bem difícil fazer uma animação naquela época, afinal não existia as mesmas facilidades que existem hoje.

  Desde então, o Brasil buscou melhorar nos aspectos técnicos, melhorando a produção sonora e visual, e em 1950 nesse período a animação Brasileira e mundial começam a se modificar, e então surge a primeira Animação feita a Mão no Brasil, o Longa-metragem com cerca de 75 minutos, produzido por Anélio Lattini Filho, em 1953. O longa recebe o nome de Sinfonia Amazônica. O longa  conta Sete lendas amazônicas (lenda da noite, lenda da formação do Rio Amazonas, lenda do fogo, lenda da Caapora, lenda do Jabuti e da Onça, lenda da Iara e lenda do Arco-Íris), que são interligadas pelo indiozinho Curumi, que tem um boto como companheiro de aventura.

  A animação demorou 5 anos, sim 5 anos para ser produzida, levando em conta que o autor Anélio Lattini Filho, fez tudo praticamente sozinho, só não fez tudo sozinho porque teve a ajuda do seu irmão Mário Lattini, como diretor fotográfico. Ele projetou cada desenho, incluindo os efeitos sonoros da animação, lembrando que naquela época o Brasil não tinha tanto conhecimento, nem ferramentas, como pode ser encontrado hoje em dia. O longa precisou de 500.00 mil desenhos feitos a mão, a rotina de trabalho não era pouca, ele chegava no estúdio por volta das 8:00 hrs da manhã e só saia de lá as 04:00 hrs da manhã do outro dia. Infelizmente por causa dessa Rotina tão exaustiva de trabalho ele veio a falecer de câncer, que começou com um problema Pulmonar e evoluiu pro câncer o levando a óbito em 1986. Em 2009 a Sinfonia Amazônica foi exibida no festival Anima Mundi.
Cartaz da Animação Sinfonia Amazônica




Espero que tenham gostado, Beijinhos até a próxima.

Comentários