Olá a Todos!
Vamos
agora continuar nosso exemplo de modelagem com o software Blender, para quem
não viu a primeira parte é só acessar o link: http://descobertavisual.blogspot.com.br/2016/01/conceitos-de-modelagem-3d.html
Estávamos falando de
modelagem 3D e do software Blender, agora vamos continuar conhecendo
mais sobre o Blender e já iniciar o nosso exemplo do boneco de neve. Só para
recordar vamos novamente mostrar a tela inicial do Blender:
Mudando as Vistas. Quando iniciamos o
Blender a visão principal está em perspectiva, mas é possível mudar para quatro
vistas na tela, basta clicar em View
na Barra de Menu Inferior e
escolher a opção Toggle Quad View ,
a tela ficara assim:
Note que aqui temos quatro
vistas: Superior (Top), Frontal (Front), Direita (Right) e a vista da câmera.
Quando clicamos novamente a opção temos de novo só uma tela. Se quiser mudar a
vista aleatoriamente mantenha clicado o botão de rolagem do mouse e a vá
movimentando, veja como a vista vai mudando.
Iniciando nosso exemplo do Boneco de Neve
Passo 1 - Inicio o Blender
Passo 2 - Apago o Cubo
Para apagar o cubo primeiro o
seleciono (clicando com o botão direito do mouse em cima dele) e depois aperto
a tecla DEL (delete), aparece a caixa de mensagem abaixo:
Depois é só clicar em ENTER e o
Cubo é apagado.
Passo 3 - Mudo Para Vista
Superior
Clico em View na Barra de Menu Inferior e depois escolho a opção Top, a tela deve ficar assim:
Passo 4 - Adicionando uma Esfera
Clico em Add na Barra de Menu Superior e seleciono a opção Mesh, em seguida a subopção UV Sphere, conforme a figura
abaixo.
Deve aparecer a esfera como na
imagem abaixo.
Agora vamos dar um zoom para
aproximar a esfera, basta usar a barra de rolagem do mouse, teste e veja como
funciona.
Passo 5 - Salvando o Projeto
Clico em File no Menu Superior e
escolho a opção Save.
Vai aparecer a tela abaixo:
Pode se verificar que existe uma
linha com o diretório onde o arquivo vai ser salvo e na linha de baixo o nome
do arquivo, esses dois campos podem ser alterados. Vamos mudar o nome do
arquivo para Boneco_Neve e clicar em salvar clicando em Salve Blender File. Pronto, a partir dai nós já temos o
arquivo do projeto, podemos até fechar o projeto e voltar a trabalhar quando
quiser.
Passo 6 - Criando Mais uma esfera
Primeiro Mudo a vista para quatro
janelas, clicando em View na Barra de Menu Inferior e escolhendo a
opção Toggle Quad View.
Clico em Add na Barra de Menu Superior e seleciono a opção Mesh, em seguida a subopção UV Sphere,
Notemos que a esfera surge na
mesma posição da esfera anterior, agora vamos mover a esfera um pouco para
cima. Para isso na tela Right Ortho
clico com o botão esquerdo do mouse na seta azul, devera aparecer assim na
tela.
Passo 7 - Criando a
terceira esfera
Agora vamos criar uma
terceira esfera, primeiro vamos mudar a vista para right, clicando em View na Barra
de Menu Inferior e escolhendo a opção Toggle Quad View, depois clicamos em View>Right. Depois
diminuo um pouco o zoom rolando o botão de rolagem do mouse.
Vamos descer um pouco a vista das esferas, para
isso clico no botão de rolagem do mouse junto com a tecla SHIFT e vou descendo
o mouse até a posição da figura
Clico em Add na Barra de Menu Superior e seleciono a opção Mesh, em seguida a subopção UV Sphere,
Vamos mover a esfera um pouco
para cima clicando no botão esquerdo do mouse na seta azul, devera aparecer
assim na tela.
Passo 8 - Redimensionando as Esferas
Agora vamos redimensionar as
esferas para ficar semelhante a forma do Boneco de Neve. Primeiro seleciona a
esfera de baixo (clicando com o botão direito do mouse nela) e depois é só
teclar S (função Scale) e usar
o mouse para mudar o tamanho do objeto, veja na figura abaixo.
Após isso seleciono as duas
esferas superiores (clicando com o botão direito do mouse com a tecla SHIFT pressionada) e movo para
cima clicando na seta azul.
Assim vou ajustando as esferas
repetindo os processos acima até que fique na forma do Boneco de Neve como
abaixo.
Passo 9 - Adicionando o nariz do
Boneco
Clico
em Add na Barra de Menu
Superior e seleciono a opção Mesh,
em seguida a subopção UV Cone,
Aparece o Cone
Em seguida mudo para quatro
vistas (View na Barra de Menu Inferior e escolher a
opção Toggle Quad View). Agora
vou diminuir só a base do cone, para isso com o clone selecionado clico as
teclas SX e vou ajustando com
o mouse, e depois SY e vou
ajustando com o mouse, até ficar como na figura abaixo.
Conforme a necessidade posso usar
a tecla S (Scale) para ajustar
o tamanho do objeto, e o SZ
para esticar o Cone.
Passo 10 - Posicionar o Nariz
(Cone) na Cabeça do Boneco.
Primeiro vou mudando a posição do
nariz clicando com o mouse e arrastando as setas Azul e Verde até ficar na
posição da imagem abaixo.
Agora vou rotacionar o nariz, para isso clico em
R e vou ajustando com o mouse,
depois vou clicando nas setas para mudar a posição do objeto até ficar como
abaixo.
Passo 11 -
adicionando os braços, olhos e boca ao Boneco
Para adicionar os
braços do boneco vou inserir um tubo por cada braço, clicando em Add>Mesh>Cylinder e depois
vamos ajustando as posições e escala do objeto utilizando as funções aprendidas
anteriormente, a posição no Boneco deve ser como na imagem abaixo.
Muita Informação não é? Mas não é difícil, veja o vídeo exemplo abaixo que acaba repetindo tudo que acabamos de dizer....
É isso pessoal, espero que tenham gostado, deixem seus comentários e sugestões.
Abraços
Obs.: A continuação deste exemplo já foi publicada (em 06/04/2016), vejam no link: PARTE III
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