Conceitos de Modelagem 3D - Parte II - Modelagem com o Blender

Olá a Todos!

Vamos agora continuar nosso exemplo de modelagem com o software Blender, para quem não viu a primeira parte é só acessar o link: http://descobertavisual.blogspot.com.br/2016/01/conceitos-de-modelagem-3d.html


Estávamos falando de modelagem 3D e do software Blender, agora vamos continuar conhecendo mais sobre o Blender e já iniciar o nosso exemplo do boneco de neve. Só para recordar vamos novamente mostrar a tela inicial do Blender:



Mudando as Vistas. Quando iniciamos o Blender a visão principal está em perspectiva, mas é possível mudar para quatro vistas na tela, basta clicar em View na Barra de Menu Inferior e escolher a opção Toggle Quad View , a tela ficara assim:





Note que aqui temos quatro vistas: Superior (Top), Frontal (Front), Direita (Right) e a vista da câmera. Quando clicamos novamente a opção temos de novo só uma tela. Se quiser mudar a vista aleatoriamente mantenha clicado o botão de rolagem do mouse e a vá movimentando, veja como a vista vai mudando.


Iniciando nosso exemplo do Boneco de Neve

Passo 1 - Inicio o Blender


Passo 2 - Apago o Cubo

Para apagar o cubo primeiro o seleciono (clicando com o botão direito do mouse em cima dele) e depois aperto a tecla DEL (delete), aparece a caixa de mensagem abaixo:


Depois é só clicar em ENTER e o Cubo é apagado.

Passo 3 - Mudo Para Vista Superior


Clico em View na Barra de Menu Inferior e depois escolho a opção Top, a tela deve ficar assim:




Passo 4 - Adicionando uma Esfera


Clico em Add na Barra de Menu Superior e seleciono a opção Mesh, em seguida a subopção UV Sphere, conforme a figura abaixo.




Deve aparecer a esfera como na imagem abaixo.



Agora vamos dar um zoom para aproximar a esfera, basta usar a barra de rolagem do mouse, teste e veja como funciona.

Passo 5 - Salvando o Projeto

Clico em File no Menu Superior e escolho a opção Save.




Vai aparecer a tela abaixo:



Pode se verificar que existe uma linha com o diretório onde o arquivo vai ser salvo e na linha de baixo o nome do arquivo, esses dois campos podem ser alterados. Vamos mudar o nome do arquivo para Boneco_Neve e clicar em salvar clicando em Salve Blender File. Pronto, a partir dai nós já temos o arquivo do projeto, podemos até fechar o projeto e voltar a trabalhar quando quiser.

Passo 6 - Criando Mais uma esfera

Primeiro Mudo a vista para quatro janelas, clicando em View na Barra de Menu Inferior e escolhendo a opção Toggle Quad View.


Clico em Add na Barra de Menu Superior e seleciono a opção Mesh, em seguida a subopção UV Sphere,

Notemos que a esfera surge na mesma posição da esfera anterior, agora vamos mover a esfera um pouco para cima. Para isso na tela Right Ortho clico com o botão esquerdo do mouse na seta azul, devera aparecer assim na tela.



Passo 7 - Criando a terceira esfera

Agora vamos criar uma terceira esfera, primeiro vamos mudar a vista para right, clicando em View na Barra de Menu Inferior e escolhendo a opção Toggle Quad View, depois clicamos em View>Right. Depois diminuo um pouco o zoom rolando o botão de rolagem do mouse.


Vamos descer um pouco a vista das esferas, para isso clico no botão de rolagem do mouse junto com a tecla SHIFT e vou descendo o mouse até a posição da figura


Clico em Add na Barra de Menu Superior e seleciono a opção Mesh, em seguida a subopção UV Sphere,

Vamos mover a esfera um pouco para cima clicando no botão esquerdo do mouse na seta azul, devera aparecer assim na tela.


Passo 8 - Redimensionando as Esferas

Agora vamos redimensionar as esferas para ficar semelhante a forma do Boneco de Neve. Primeiro seleciona a esfera de baixo (clicando com o botão direito do mouse nela) e depois é só teclar S (função Scale) e usar o mouse para mudar o tamanho do objeto, veja na figura abaixo.


Após isso seleciono as duas esferas superiores (clicando com o botão direito do mouse com a tecla SHIFT pressionada) e movo para cima clicando na seta azul.

Assim vou ajustando as esferas repetindo os processos acima até que fique na forma do Boneco de Neve como abaixo.


Passo 9 - Adicionando o nariz do Boneco

Clico em Add na Barra de Menu Superior e seleciono a opção Mesh, em seguida a subopção UV Cone




Aparece o Cone




Em seguida mudo para quatro vistas (View na Barra de Menu Inferior e escolher a opção Toggle Quad View). Agora vou diminuir só a base do cone, para isso com o clone selecionado clico as teclas SX e vou ajustando com o mouse, e depois SY e vou ajustando com o mouse, até ficar como na figura abaixo.


Conforme a necessidade posso usar a tecla S (Scale) para ajustar o tamanho do objeto, e o SZ para esticar o Cone.

Passo 10 - Posicionar o Nariz (Cone) na Cabeça do Boneco.

Primeiro vou mudando a posição do nariz clicando com o mouse e arrastando as setas Azul e Verde até ficar na posição da imagem abaixo.


Agora vou rotacionar o nariz, para isso clico em R e vou ajustando com o mouse, depois vou clicando nas setas para mudar a posição do objeto até ficar como abaixo.


Passo 11 - adicionando os braços, olhos e boca ao Boneco

Para adicionar os braços do boneco vou inserir um tubo por cada braço, clicando em Add>Mesh>Cylinder e depois vamos ajustando as posições e escala do objeto utilizando as funções aprendidas anteriormente, a posição no Boneco deve ser como na imagem abaixo.


Muita Informação não é? Mas não é difícil, veja o vídeo exemplo abaixo que acaba repetindo tudo que acabamos de dizer....



É isso pessoal, espero que tenham gostado, deixem seus comentários e sugestões.

 Abraços


Obs.: A continuação deste exemplo já foi publicada (em 06/04/2016), vejam no link: PARTE III

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