Olá a Todos! Vamos apresentar um exemplo do software Blender que utiliza recurso de mapeamento de textura de objeto com inserção de imagem externa bem como a elaboração de uma animação do objeto. Este exemplo envolverá:
- Manipulação de objetos
- Inserção de Imagem Importada sobre objeto
- Construção da Animação com o uso de Key Frames
- Redenrização
Antes de iniciar o exemplo temos uma pergunta: Você conhece o software de Modelagem e Animação Blender? Se é a primeira vez que está vendo este assunto neste Blog é aconselhável que antes de seguir este exemplo vejam nossas postagens anteriores para se familiarizar com a área de trabalho e ferramentas básicas deste software, nos links a seguir:
Conceitos 3D
Parte II
Parte III
Vamos agora as etapas do exemplo:
a) Manipulação de Objetos
Começamos abrindo o Blender onde apagamos aquele quadrado que aparece por defaut ( selecionando o objeto e clicando com o botão delete), após isso inserimos um cilindro (create>cylinder), conforme demonstra a figura:
Em seguida manipulamos o objeto com a ferramenta Scale (clicando S, ou SX, ou SZ, ou SY, ou SXY, ou SXZ, ou SZY, dependendo se eu quero alterar a escala do objeto proporcionalmente ou se quero alterar a escala de um ou dois eixos específicos) e arrastando com o mouse chego a forma do objeto a seguir:
b) Inserção de Imagem Importada
Agora vamos inserir um novo conceito dentro do mapeamento de objetos, vamos inserir uma imagem qualquer externa pra cobrir a superfície do objeto. Para isso com o cilindro selecionado vamos em Material e selecionamos um novo material para aplicar ao objeto, como mostra a figura a seguir:
Clicamos depois em textura e escolhemos a opção new, onde temos a opção de carregar um arquivo de imagem de uma pasta, vejam a sequencia nas imagens a seguir:
Após isso clicamos em F12 para renderizar a cena. O resultado ficou como a seguir:
Observação: A Imagem renderizada representa, por padrão do Blender, o ponto de vista da câmera.
c) Construção da Animação com o uso de Key Frames
Antes de animar a cena vamos posicionar a câmera mais distante do objeto, para isso clicamos em F11 para voltar a tela de modelagem e fazemos os ajustes de movimentação e rotação da câmera até chegar um resultado desejado, como indica a figura
vejam como ficou o render clicando em F12:
Vamos agora a animação, primeiro definimos 100 frames, clicando no campo correspondente da time-line, e ativamos inserção de keyframes, figura a seguir:
Na Aba lateral esquerda selecionamos animação e clicamos na opção insert > keyframes, escolhendo as opções de movimento e rotação. Tudo no Frame 1.
Em seguida clicamos no frame 100 e repetimos o processo de inserção de keyframe (insert>keyframe>location e insert>keyframe>rotation). Depois disso alteramos a posição do objeto aproximando-o da câmera e rotacionando, os frames 1 e 100 vemos na imagem a seguir:
clicamos na opção play, o resultado se vê no gif:
d) Redenrização
Após isso clicamos na opção render na aba lateral esquerda e escolhemos a opção Animation, como demonstra a figura:
em outpt definimos a pasta onde a sequencia de images será salva,
após isso toda sequencia de imagens da animação estarão salvas e numeradas em ordem, o que que torna muito simples sua inserção em um software de animação para produção.
No vídeo a seguir repetimos um exemplo similar ao que acabamos de explicar.
É isso pessoal, vamos sempre continuar a explorar ferramentas de desenho, como o Blender, dividindo os conhecimentos sobre a produção de animações. Deixem seus comentários e sugestões e, Até a Próxima!
Comentários
Postar um comentário