Olá a Todos! Hoje vamos aprender uma parte muito interessante do Blender, a animação de personagens com Ossos (Bones). Vocês se lembram do Blender! Um software de modelagem e animação 3D, open resource. Segue abaixo, para quem não acompanhou, os links com as postagens sobre conceitos de modelagem 3D e o software Blender;
http://descobertavisual.blogspot.com.br/2016/01/conceitos-de-modelagem-3d.html
http://descobertavisual.blogspot.com.br/2016/03/conceitos-de-modelagem-3d-parte-ii.html
http://descobertavisual.blogspot.com.br/2016/04/modelagem-3d-com-blender-parte-iii.html
http://descobertavisual.blogspot.com.br/2016/04/modelagem-3d-com-blender-parte-iv.html
Agora vamos criar a possibilidade de movimentos do boneco, e para isso iremos adicionar Ossos (Bones) aos seus membros, vamos as etapas:
1) Abrindo o Arquivo do Boneco
Para esta etapa vamos utilizar o arquivo do Boneco de Neve que já tinha sido modelado nos exemplos anteriores, como vemos na imagem a seguir:
![]() |
Boneco Visto na área de trabalho do Blender |
Agora vamos iniciar a inserção dos Ossos (Bones), para isso mudamos da visualização sólida para em grades, acessando a barra inferior do programa.
O Resultado se verifica a seguir:
2) Adicionando Ossos (Bones)
Colocamos o cursor na base inferior da primeira bola do boneco e depois selecionamos Create, no menu lateral esquerdo, e a opção Armature, como vemos na imagem a seguir.
Desse modo surge um Osso (bone) na base do primeiro círculo, onde estava o cursor. O Bone tem as características apresentadas na figura a seguir:
Será necessário mover e redimensionar o objeto (tecla S) para o bone ficar na posição da imagem a seguir:
![]() |
Para melhor manipulação e posicionamento dos ossos utilizamos quatro vistas |
Este primeiro osso será associado a bola maior do boneco, mas serão necessários outros ossos e para os adicionar devemos entrar no Modo de Edição (Edit Mode) selecionar a ponta do osso e teclar E de extrude, assim um outro osso vai surgindo com o arrastar do mouse...
Após inserir todos os bones podemos renomear cada um deles de modo a facilitar sua identificação, mas neste exemplo deixaremos os nomes como foram criados.
3) Criando um Grupo de Vértices (Vertex Group)
Agora vamos a parte mais importante que é vincular cada Bone (Osso) a uma parte do corpo do boneco, para isso utilizaremos Vertex Groups que nada mais é do que criar um grupo de vértices para associalo a determinado osso. Para isso temos as seguintes etapas:
a) Entramos no Edit Mode e selecionamos o grupo de vertices que queremos assossiar a um determinado osso, como mostra a figura abaixo...
![]() |
Esfera selecionada para criar um Grupo de Vértices |
b) Depois vamos em Objet Data, escolhemos o sub menu Vertex Groups e adicionamos um novo grupo com a opção Add, como demonstra a figura abaixo:
Após isso nomeamos o Vertex Groups com o mesmo nome do osso ao qual queremos vincular. Em seguida clicamos na opção Assign.
Repetimos o mesmo processo para os demais ossos, considerando os grupos de vértices associados a cada osso, para simplificação do exemplo foi feita a associação de um osso (Bone) para cada membro (mais duas esferas e os dois galhos). Ao final criamos 5 Vertex Groups associados a 5 Bones, reforçando que cada Bone corresponde a um Vertex Groups e que eles tem que ter o mesmo nome. Assim criamos os Vertex Groups da imagem seguinte:
Finalmente vamos criar o parentesco entre o Boneco e a Estrutura de Bones, para isso vamos para o Edit Mode, selecionamos primeiro o Boneco, e depois selecionamos a estrutura de Bones (usamos a tecla SHIFT para que os dois se mantenham selecionados). Depois disso clicamos em CTRL + P , o que faz surgir o menu Make Parent, selecionamos finalmente a opção Empty Vertex Groups.
![]() |
Ao se clicar em CTRL + P surge o menu da imagem |
Agora poderemos verificar que ao movimentarmos os Bones o Boneco também se moverá, isso porque há um vinculo criado entre a malha do Boneco (Vertex Group) e o Bone associado. A figura a seguir ilustra o que acabamos de dizer:
![]() |
Mudando a Posição do Bone alteremos também a posição do Boneco. |
Muita informação não é? Para auxiliar no entendimento vamos apresentar a seguir um vídeo com tudo falamos até aqui.
É isso pessoal, é realmente interessante a potencialidade artística que o Blender pode proporcionar, de ínicio é muita informação, mas todo assunto está disponibilizado no Blog e pode ser revisto, e vocês podem ainda postar suas dúvidas e comentários quanto ao exemplo apresentado. Até a Próxima!
Comentários
Postar um comentário